Pular para o conteúdo principal

O Behaviorismo de Watson e a Psicanálise de Freud



     Tendo por base que o behaviourismo é a psicologia comportamental, partimos do fato de que esta psicologia idealizada pelo psicólogo John B. Watson, é uma abordagem que foca no acompanhamento do comportamento dos seres humanos e dos animais, um vez que são comprovadamente notórios os saberes que tanto os seres humanos, quanto os animais podem aprender através de condicionamentos.

Enquanto a psicanálise, uma área da psicologia tendo como precursor o neurologista austríaco Sigmund Freud, investiga processos decorrentes de fatores emotivos resultando em tomada de decisões com base em impulsos psíquicos através do trabalho com o id, o ego e o superego, o behaviourismo de Watson estuda de forma direta o comportamento tendo como. Algo a ser mudado mediante o ambiente em que vive o indivíduo ou o animal.

Vale lembrar que os estudos do Behaviourismo tiveram início no século XIX e que teve como referências os filósofos russos Vladimir Mikhailovich Bechterev e Ivan Petrovich Pavlov, e com base na visão destes pensadores, foi desenvolvida esta teoria que se tornou a escola dominante da psicologia.

O ser humano passa a aprender de acordo com os processos e experiências vividas ao longo da sua vida, o que nos leva a acreditar que cada ser humano aprende de forma específica através de processos que afetam diretamente o indivíduo seja de forma positiva, o que levaria a repetição por se tornar um acontecimento agradável, ou negativa que remete o ser a tentar não mais repetir os comportamentos que os causou, logo surge a ideia de que o indivíduo aprende através de repetição das coisas, muito treinamento e os acontecimentos positivos e negativos.

Professor Deybson Silva.

Fonte da foto:https://www.psicanaliseclinica.com/wp-content/uploads/2019/04/behaviorismo-830x696.png


Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui: